Este benefício para o investidor é um dos assuntos que mais geram dúvidas entre os nossos clientes. Abaixo temos um esquema de regras bem direto para ajudar a entender a legislação sobre o tema:

Existe um ponto controverso sobre a compensação de prejuízos, que acontece quando se respeita o limite dos R$ 20mil em vendas dentro do mês e algumas destas operações dão lucro e outras prejuízo. Em tese, as operações de venda com lucro são isentas e as que tiveram prejuízo poderiam ser levadas adiante para compensação posterior. No entanto, a legislação não é clara e há margem para se interpretar que somente o valor líquido total das operações do mês deva ser considerado. Neste caso, somente quando acontece prejuízo no total das operações (líquido de todas as vendas) é que poderia ser compensado posteriormente. Aqui no Poctfy adotamos uma postura mais conservadora nestas interpretações. Sendo assim, no nosso sistema, somente quando há prejuízo líquido no total das vendas do mês isento que ele é registrado e guardado para compensação posterior.

Se você quer automatizar o controle dos seus investimentos na Bolsa e ter todos os registros e cálculos de IR gerados automaticamente, experimente o Poctfy. Você manda suas notas de corretagem para ele e tudo é feito automaticamente. É fundamental que você revise todas as informações importadas no sistema para garantir que estão de acordo com as notas e os seus controles. Experimente aqui.

Você pode consultar a Instrução Normativa 1585 da Receita Federal, que orienta os procedimentos de tributação sobre mercado financeiros e de capitais aqui.

Deixe um Comentário

Copyright 2020 - Poctfy Serviços de Tecnologia Ltda.